4 de mai. de 2011

Redação de livro sob encomenda


Pessoas que tenham um grande conhecimento numa determinada área e que queiram publicar um livro de não-fiçcão mas, por algum motivo, não podem escrevê-lo, podem contar com um profissional da escrita para tirar o projeto da gaveta. Eu já ajudei alguns autores a desengavetar seus rascunhos e publicar seus livros. Confira:


Mexa-se, de Fabio Saba
Assunto: atividade física, saúde e bem-estar
Takano Editora Gráfica / Editora Manole (2003)
317 páginas

Fabio já tinha feito livros para profissionais e empresários do fitness. Para o Mexa-se, dedicado ao público leigo, precisava de uma linguagem mais acessível. Fiz leitura crítica de originais, entrevistas com o autor, entrevistas com terceiros, pesquisei a bibliografia, propus alterações na estrutura do livro e escrevi muito. O texto final tem a minha cara.



Sabor e Saber, de José Carlos Iglesias
Assunto: O passado, o presente e o futuro da alimentação
Editora Singular (2007)
330 páginas

Iglesias estudava gastronomia em Nova York e tinha feito uma vasta pesquisa sobre todos os aspectos da alimentação nos tempos modernos. Queria trazer esse conhecimento para os leitores brasileiros, mas faltava-lhe tempo para organizar o material. Editei os textos originais do autor, incluindo subdivisões nos capítulos e uma nova ordem para cada tema, e também acrescentei conteúdos encomendados por ele, com base em uma bibliografia de peso que ele trouxe dos Estados Unidos. O belo design ficou por conta da NMedia. 

 

 

Com a cabeça e o coração, de Livro de Marcos Antonio Gonçalves
Assunto:A vida e as ideias do fundador da Avape (Associação para Valorização e Promoção de Excepcionais)
Editora: Edições Inteligentes (2005)
230 páginas

Escrevi o livro inteiro, a partir de entrevistas gravadas com o autor e outros participantes da história e pesquisa em publicações institucionais, oficiais e jornalísticas. As entrevistas realizadas com o autor foram a principal fonte de opiniões e a principal inspiração para a linguagem utilizada no livro. A estrutura do livro foi planejada previamente pela editora.



Xixi na cama nunca mais, de Laercio Pachelli e Abram Topczewski, médicos do Hospital Israelita Albert Einstein.
Assunto: Prevenção e tratamento da enurese
Editora: Edições Inteligentes (2003)


Editei o texto original, escrito pelos autores, mais acostumados a publicações voltadas para médicos, reorganizando-o transformando-o em um livro de fácil leitura, voltado para o público leigo. Depoimentos de pacientes anteriormente colhidos por escrito foram complementados com entrevistas, resultando em uma obra mais próxima aos dramas do leitor-alvo.

Nenhum comentário: