1 de mai. de 2013

Falsos cereais e barrinhas x cereais "matinais" que alimentam

Respondo aqui algumas perguntas do Joaquim, um leitor recém-chegado que trouxe dúvidas bastante pertinentes a partir do meu post Dez dicas para ficar em forma para sempre

O que são falsos cereais?
Falsos cereais são aqueles produtos que você encontra na seção de "cereais matinais" mas que não são feitos de grãos, e sim de farinhas misturadas com açúcar, óleo, chocolate, aromatizante, corantes e outras coisas que não são cereais. A embalagem desses produtos costuma ser bem colorida e chamativa. Cereais de verdade são grãos integrais, ou seja, inteiros ou laminados, que não costumam vir disfarçados nem escondidos dentro de caixas de papel, pois são facilmente reconhecíveis através de um saco plástico transparente. Leia a lista de ingredientes e perceberá a diferença. 

Você recomenda barrinha de cereais? Tem alguma marca com menos açúcar? 
Barrinhas de granola tendem a ser melhores que as "de cereais" por conterem grãos inteiros. Quanto ao açúcar, infelizmente a nossa legislação ainda não obriga os fabricantes a declararem a quantidade nos rótulos. O único jeito de adivinhar é ver a posição do açúcar na lista de ingredientes (quanto mais pro final da lista, melhor) e apurar o paladar. Mas barra sem açúcar eu não conheço, a não ser uma que um pessoal da USP andou fazendo, mas elas só são vendidas no campus, que eu saiba. A maioria é mesmo doce demais, e por isso não recomendo barrinhas como lanche. Prefiro frutas secas e castanhas: são naturais, saudáveis e deliciosas, especialmente quando você mistura um pouquinho de cada. São mais caras, é verdade, mas valem a pena. 

E aqueles sacos com granola, aveia, essas coisas, são realmente bons? 
Granolas são legais, sim, como algo que pode compor uma dieta bacana. Não significa que a gente deva comer todo dia: variar é uma ótima pedida. A escolha de granolas em sacos transparentes deveria seguir o mesmo princípio. Fique de olho na lista de ingredientes. Flocos de milho e flocos de arroz não são grãos integrais, são refinados. Mel, maltodextrina e outros edulcorantes ajudam o produto a ficar mais doce. O fato é que é difícil pra chuchu achar granolas sem açúcar para comprar, mesmo nos lugares mais naturebas, o que me levou a comprar tudo a granel e preparar minha granola em casa. Garanto: fica mais gostoso. 

Comer granola com iogurte é uma boa?
É importante deixar claro do que estamos falando quando pensamos em iogurte. Para mim, iogurte é o resultado da fermentação do leite por batérias benéficas. E só. No supermercado, portanto, iogurte é aquilo que se costuma chamar de iogurte natural, feito apenas de leite e fermentos lácteos. Se o produto que está sendo chamado de iogurte contém corantes, (xarope de) açúcar, amido modificado, espessantes, conservadores e outras substâncias que você não conhece (porque não são vendidas em supermercado), aí eu diria que não é uma boa, não. A menos que você esteja morrendo de fome num lugar inóspito, onde não haja mais nada para comer. 


Também tem perguntas desse tipo? Manda pra mim, que eu tento responder. 

2 comentários:

Mari disse...

Adoro cereais, mas acho muuuito difícil escolher um. Fico comparando e um tem mais gordura, outra mais açúcar, outro mais sódio... OUtro dia achei uma orgânica, mas descobri que tinha mais gordura que as demais industrializadas. Tem alguma marca menos pior que vc recomenda?

Francine Lima disse...

Assista ao meu vídeo sobre cereal matinal caseiro, Mari. Acho que a resposta está lá.