9 de mar. de 2006

Rótulo explicado


O site da Lucilia Diniz (Good Light - grupo Pão de Açúcar) foi mais rápido que o SAC. Assinado por ela (se foi ela mesma quem respondeu eu não sei... mas duvido), um e-mail em resposta ao meu (entrei no site e reforcei o pedido) chegou explicando o que são alguns dos ingredientes mais estranhos dos alimentos industrializados. Segue minha edição do texto:

A gordura hidrogenada é uma gordura vegetal que serve de alternativa à gordura saturada (a do bacon, da lingüiça, da picanha). Emulsificante é um aditivo intencional (ahn?) de origem natural ou sintética, com função de reduzir a tensão interfacial entre duas substâncias imiscíveis (ah tá, entendi: dá liga!). Age como estabilizante da emulsão óleo em água (ex.: sorvete) e água em óleo (ex.: margarina). Também age como complexante do amido em pães, produtos de massa e batata. Já o açúcar invertido é um igrediente utilizado principalmente na fabricação de balas e biscoitos, que consiste em um xarope produzido a partir do açúcar comum, a sacarose. Este é submetido a aquecimento na presença de alguma substância ácida (por exemplo, suco de limão ou ácido acético, que é um ácido presente em diversas frutas e no vinagre). O amido modificado passa por processos físicos e químicos que originam novas propriedades ou corrige características indesejáveis em relação à tecnologia estabelecida.

Sobre a padronização dos cardápios, ela disse que o total de calorias indicadas varia para cada pessoa. Ora, isso eu já sei.

Talvez o Google ajude mais.

Um comentário:

Anônimo disse...

Agora eu descobri uma fonte desse tipo de informação! Ver post sobre iogurte nesta página.