Você acha que propaganda de biscoito recheado em todos os intervalos do desenho animado influencia a pentelhice da criança que vai ao supermercado com a mãe ou não?
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) acha que sim. Na linha do que aconteceu com a propaganda de cigarros, agora restrita aos pontos de venda, a Gerência de Fiscalização e Monitoração de Propaganda, Publicidade, Promoção e Informação de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária do órgão goveramental está empenhada em coibir mensagens da indústria de alimentos que possam aumentar os índices de obesidade no Brasil. Os propagandistas acham um absurdo, pois a propaganda, segundo eles, favorece a liberdade e a informação do consumidor. Claro, claro. E eu acredito no coelhinho da Páscoa.
Pois está sendo preparada uma proposta de regulamento para o setor com o intuito de evitar que crianças indefesas - e adultos com senso crítico limitado - comam porcarias por causa do que vêem na TV ou na capa do caderno. Já era tempo. Até agora, as maiores indústrias tiveram toda a liberdade de transformar produtos altamente calóricos e pouco (ou nada) nutritivos em modismos. Tomara que não só proíbam incentivos ao consumo desses produtos via lavagem cerebral televisiva como também obriguem a divulgação em massa do significado da composição nutricional, de uma forma bem clara. Algo como: "A Anvisa adverte: este produto contém aditivos que enganam seus sentidos, muito menos fruta do que parece, o pior tipo de gordura e calorias suficientes para aumentar a sua pança e favorecer a obstrução dos seus vasos sangüíneos. Logo, se você insistir em comprar e se tornar o barrilzinho da turma, o problema será só seu".
4 comentários:
Que máximo, Fran! Se a moda pega, logo-logo, na embalagem do Big Mac veremos a advertência do Min. da Saúde: "Se você ama muito tudo isso, você adora um pneuzinho (ou quem sabe um enfatozinho)" (risos).
Parabéns pelo blog! Bjs.
Irônico na medida certa!!!!
Gostei!
Um beijo grande!
Comecei a comer espinafre por influencia do Popeye!
Meno male...
Cadê a Fran? Queremos mais textos como esse por aqui! Um mês de folga é muito tempo!!!! rsss
Saudade!
Beijo
Postar um comentário